terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Fala o relógio

O tempo é um labirinto

Alguns líderes anotam todas as actividades do passado e descobrem que há muito pouco tempo de sobra para o sono. Ao fazer esta revisão os líderes tomam consciência que muitas actividades devem ser atenuadas, eliminados, consolidadas, ou delegadas.

A atribuição de prioridades às actividades numa determinada escala (por ex: de um a três), sendo uma delas a mais importante e sendo pelo menos três actividades pode ajudar nesta tarefa.

Ao delegar o líder, não só está a responsabilizar os seus colaboradores, como está a fazer a gestão do seu tempo e a permitir a gestão do tempo por parte da equipa

Um tempo rico, não é o meu rico tempo, é aquele onde:

Não desperdiçamos o tempo das outras pessoas.

Garantimos que todas as reuniões têm uma finalidade, prazo e, são participadas por todos os que podem contribuir para o sucesso dessa reunião.

Mantemos calendários precisos e os respeitamos.

Sabemos quando parar ou acelerar uma tarefa ou procedimento.

Mantemos as coisas simples.

Garantimos que há tempo reservado para realizar tarefas de alta prioridade ou risco.

Deixamos de lado tempo para reflexão.



“Conduzir em trilhos consiste geralmente em três momentos distintos. O primeiro deles é o adestramento, em que o condutor e cavalo executam um padrão definido. Esta fase mostra a agilidade do cavalo e a disciplina e apresenta a harmonia entre cavalo e condutor.
O segundo momento é a maratona de eventos ou cross-country. Esta é uma corrida cronometrada, geralmente com cinco fases em que se alternam trotar e andar. O condicionamento do cavalo é um factor importante neste evento, como são dados aos cavalos 10 minutos para controlos veterinários, antes da fase final, para assegurar que o cavalo não foi indevidamente stressado e é capaz de suportar os rigores do sprint final. A fase final envolve os obstáculos e curvas fechadas, testando a agilidade do cavalo e resistência.”

- Horsecentric.com

Por parte dos membros de uma equipa há naturalmente reciprocidade face à actuação do líder.

Um membro ao definir, com o líder, quais os projectos importantes, está a colocar-se no mesmo fuso horário do líder e do resto da equipa.

Ao assumir intenções de despejo de projectos de que é responsável um membro da equipa pode colocar em risco outros pré-projectos já aprovados, e cria um constrangimento. Essa intenção deve ser partilhada.

Os membros da equipa devem estar atentos, sob pena de sobrecarga de tempo, quando aceitam projectos que ninguém quer. Quando um membro diz que sim a um projecto indesejável, e não dialoga, está a assumir uma aceitação tácita de projectos menos queridos.
A equipa tem um sentimento de unidade que lhe permite gerir o tempo para as situações morosas e/ou complexas e o líder tem um papel a desempenhar na agenda da colaboração.

A vida é um labirinto onde as pessoas procuram o que não têm, o seu tempo, e ficam perdidas quando alguém mexe no que é seu! O seu tempo!

Sem comentários:

Enviar um comentário