domingo, 24 de janeiro de 2010

Tácticas de um mau líder

Quando o líder é um bom malandro

Muitas organizações têm o desprazer de conseguirem fazer emergir líderes, que não correspondem, nem às expectativas existentes aquando da sua contratação, nem aos princípios orientadores da sua missão.

Um estudo recente, Florida State University, mostra como os maus líderes se distribuem
- 39%, dos maus líderes não conseguem manter a sua palavra.
- 27%, dos maus líderes já insultou aqueles que supervisionam o seu trabalho.
- 23%, dos maus líderes, culpou os outros pelos erros outros.
- 31%, dos maus líderes utilizaram o tratamento de silêncio, para mostrar o seu descontentamento.

Outros há, que possuem maus hábitos, transferidos de um imaginário pobre, como é o caso da punição, que é simplesmente uma má e geralmente ineficaz táctica de liderança.

A sociedade em geral apresenta a punição como a medida para provocar a interrupção de comportamentos indesejados.
O líder ao utilizar a punição não faz nada para incentivar comportamentos positivos. As pessoas que são punidas, ou ameaçada de punição, ressente-se e não procuram a colaboração.

Um líder deve promover a responsabilização e não a punição.



“Recuos: A maioria dos cavalos, que se coíbe de coisas, por causa do medo, tais como sacos plásticos, água, tractores, não deixa tocar no rosto, etc. O que não queremos é um cavalo que se esquive de quase tudo, ou um cavalo que recua com muita facilidade, porque esse comportamento pode se tornar potencialmente perigoso. Com o tempo, a manipulação e a equitação propriamente dita, o cavalo medroso ou tímido pode aprender a lidar melhor com seu rosto e/ou receios.
Mordidas: Alguns cavalos podem ter tendência a mordiscar sobre uma coisa ou outra, tal como quando se aperta a cintura ao colocar a sela. Alguns cavalos podem morder quando você faz algo que eles não gostam. A mordidela no ar quando apertar a cintura durante a colocação da sela não é motivo para alarme, mas devem ser corrigidas. Mas qualquer cavalo que realmente tenta morder a qualquer momento é potencialmente perigoso, especialmente em torno das crianças. Este vício pode ser corrigido”.
Horse Vices - Horses Bad Behavior Problems - By Gary Houston

Há líderes com medo e líderes que usam o medo.

Os líderes que usam o medo para tentar obter seguidores, e para os manter na linha, ou como uma estratégia “motivacional”, não conseguem construir uma equipa e apenas realizam acções de manutenção do descontentamento. O medo causa stress e, em casos extremos, a redução no desempenho, eficiência e eficácia.

Os bons lideres favorecem a equipa reconhecendo e recompensado os colaboradores ou as equipas que se distinguem. No entanto há maus líderes que utilizam esse reconhecimento para incrementar a sua estratégia de seguidismo. Protegem os eleitos, como valor de diferenciação e enquanto eles forem ao “beija-mão”.

Os maus líderes actuam de forma ineficaz porque, ou não tem auto-estima ou por falta de formação. Qualquer uma delas é passível de reconversão.

1 comentário:

  1. E como é que uma organização afasta um líder, que se revela um mau líder? Quantas o conseguem reconhecer e agir no sentido de corrigir uma escolha, que se revelou infeliz?
    Ou um mau líder pode ser corrigido, tal como o cavalo quando começa com mordidelas?

    ResponderEliminar