segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Velocidade e agilidade não são complexas

A velocidade precisa de controlo!

Muitas equipas de trabalho e mesmo muitas organizações parecem não conhecer o termo velocidade enquanto factor na resolução de problemas. É uma questão de gestão de tempo.

Há algumas empresas que encaram a velocidade como a sua competência mais saliente, isto é, só com a velocidade de actuação é que se ganha um lugar no ranking.
Medir com precisão a velocidade com que as equipes agregam valor ao negócio pode ser útil, mas não a única razão de ser de uma organização. Para calcular a velocidade, basta somar as estimativas dos recursos utilizados com sucesso numa iteração.

Quando pretendemos estimar, e isso é importante, o tempo necessário para a conclusão de um projecto ou, prever quando poderemos satisfazer uma demanda dos consumidores, importa saber, que velocidade se tem utilizado ultimamente e, mesmo em tempos mais recuados.



“Quando seu cavalo se recusa a ficar parado, em vez de o segurar apertando e repuxando no cabresto, deve dar-lhe mais corda e levá-lo a mover-se mais! É a chamada, psicologia reversa e funciona. Dê ao seu cavalo pelo menos quatro metros de corda, coloque suas costas contra a parede ou muro e depois pratique o jogo da condução Enviando o seu cavalo rapidamente de um lado da cerca para o outro. Quando um cavalo está cheio de adrenalina, se o segurar perto, fá-lo sentir claustrofobia e pânico. Dando-lhe mais corda, você pára de agravar este sentimento.
Quando um cavalo precisa mover as patas, quanto mais você tenta impedi-lo, pior fica. Então, deve fazer o contrário...deve levá-lo a mover os pés, mais rápido do que ele quer, e logo a adrenalina desce e tudo o que ele quer fazer, agora, é ficar parado. Ah... e não deixá-lo ir em círculos. O facto de ele ter que que ir e voltar, mais rápido que ele quer, é o segredo para esse exercício. Isso pode demorar algum tempo, se ele for um cavalo extremo, mas apesar de serem alguns minutos pode parecer como uma eternidade para, é uma gota no balde de tempo em que um cavalo está em causa.”
www.parellinaturalhorsetraining.com

As equipas devem ter noção do seu histórico e das realizações efectuadas para poderem fazer o planeamento de recursos.

Se a velocidade existente não é a adequada, por ser baixa ou por ser demasiado elevada, em pouco tempo, a velocidade normal se estabiliza e fornece uma boa base para melhorar a precisão e a confiabilidade.
Esta agilidade da equipa, quando bem dinamizada pelo líder, permite responder com eficácia a desafios de mudança e promove a criatividade na resolução de problemas.

Quando encontramos a velocidade adequada podemos validar um projecto como exequível e invocar esses resultados para melhorar a previsibilidade de projectos futuros.
O conceito de agilidade, quando associado a velocidade não deve ser complicado nem, complexo.

Alguns líderes utilizam a complexidade do conceito e tecem glorificações complicadas à agilidade, bem como à velocidade, para justificar a sua validade.

Velocidade e agilidade são conceitos simples e intrínsecos aos membros da equipa. Não necessitam de grandes teorias de suporte.

Sem comentários:

Enviar um comentário