segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Trilhos e trilhas


Trajectos e motivação

Os líderes devem saber que seu trabalho é conseguir, através do esforço e desempenho de sua equipa, realizar os melhores percursos para atingir os seus objectivos.

Um líder tem de aprender a realizar um bom trabalho como líder. Ele não é só um gerente de recursos humanos, ele é também um impulsionador de novas competências e está atento às necessidades de todos, sem excepção, os elementos da equipa.

Há naturalmente, por parte dos elementos da equipa, mais uns que outros, vontade de quebrar as regras e mostrar os seus dotes de criatividade. Mas também há constrangimentos, regras, aos quais um líder não pode virar as costas.

È uma questão de harmonia com os outros grupos e com a organização. Harmonia que gera eficácia no alcance de objectivos.



“Se você tem um cavalo de jovem, inexperiente, faça-o andar atrás de um outro cavalo que é mais sábio na trilha. O cavalo mais novo vai trabalhar por fora o mais velho. O tempo e as horas sobre a pista vão construir a confiança no jovem. Os grupos a cavalo devem ter o cavalo mais experiente na frente. Os cavaleiros devem estar cientes de trânsito que existe à frente. Verifique o caminho para as trilhas e fezes. Isso irá ajudá-lo a não ser surpreendido por outros utilizadores na trilha da sua área.
Com o uso do bom senso e cortesia na emergência, não haverá a necessidade de um árbitro para supervisionar o nosso desporto.”

Muitos líderes querem motivar seus funcionários porque sabem que pessoas motivadas conseguem mais resultados e que uma boa gestão de desempenho é alcançada através da boa performance da equipa.

A dificuldade é que não é possível motivar alguém. A motivação vem de dentro, é intrínseca e o que um bom líder pode fazer é fornecer um ambiente onde os colaboradores se motivem.

Cada indivíduo é motivado por coisas diferentes em momentos diferentes. De acordo com os trajectos que desenhamos assim temos que criar as condições que facilitem a ultrapassagem de obstáculos explorando a energia da motivação para fazer corresponder a unidade da equipa com as necessidades da organização



“Tenha os seus animais de estimação sob controlo. Os cães devem estar em resguardados se a regra da pista tem sinalização para isso. Antes de montar numa trilha, conheça as regras para essa pista, se há limites de velocidade, limites de uso pedestre / pista de equitação, pista de bicicletas multiuso. Conduza só em trilhas que são permitidos. Siga todas as regras de emergência, conhecer o seu número de contacto, se houver um incidente, programá-lo em seu telefone celular.”

O talento ganha jogos, mas o trabalho em equipa e a inteligência, ganham os campeonatos." – Michael Jordan

Sem comentários:

Enviar um comentário