segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O líder e o impossível

O líder não copia, inova!

Com o tempo, o ambiente muda, e uma antiga abordagem torna-se obsoleta e uma nova e melhor abordagem deve ser desenvolvida. Há sempre uma melhor solução para o problema. E quase nada é impossível.

A inovação e a criatividade levam-nos a acreditar em possibilidades e a manter os sonhos vivos, a fazer agregar valor às nossas vidas e melhorar o nosso estilo de vida.

A eficácia das operações pode ser atingida através da inovação e criatividade e pode permanecer à frente da concorrência. A eficiência é necessária mas a eficácia é fundamental, pois é ela que traduz resultados.

Muitas vezes ouvimos dizer, “é impossível!”, mas um líder atento tem sempre as ferramentas prontas para remover objecções.

Desenhe um pequeno projecto, com resultados mensuráveis, ajuste-o com base nos resultados e implemente-o quando funcionar. Depois escolha, apenas um aspecto, no conjunto das suas operações para ser focalizado pela equipa, uma vez por mês.

Verá rapidamente, que aquilo que costumava pensar que era impossível, começou acontecer na organização.

“A construção de carruagens abrange uma das áreas mais prestigiadas de artesanato francês e de técnicas. Cada detalhe é estudado, cada uma delas representando uma obra de arte. As carruagens puxadas por cavalos são notáveis pela riqueza e luxo de seus materiais, a beleza e o esplendor da sua decoração, a sua dimensão extraordinária e, acima de tudo, a sua própria imagem excepcional e inspiradora de vida, como um palco em movimento ou um rolamento de teatro, tendo o objectivo de espantar a multidão.
A arte de Carroçarias foi durante muito tempo ligado ao contexto artístico da época, evoluindo em sintonia com a decoração actual da moda. As carruagens francesas adoptaram uma posição significativa no mercado internacional, devido à sua beleza, à sua qualidade, luxo e perfeição. Essa supremacia "à la française", não tendo nenhum outro rival no sector de arte industrial, tem impulsionado as técnicas de carroçarias numa posição de modelo que muitos construtores estrangeiros procuram copiar” -
www.haras-national-du-pin.com

Na construção e desenvolvimento de equipas é necessária chamar a arte da renovação, criando e inovando, e iiso consegue-se de forma colaborativa e com comunicação aberta.

No projecto que foi desenhado, as metas por si só, não são suficientes, se os comentários, não forem feitos, de forma regular. É necessário analisar as novas informações ou, mesmo acções tomadas, no sentido de atingir a meta e que podem afectar a conclusão.

As equipas precisam realizar regularmente controlos internos, que incluem todos os membros da equipa para rever o progresso que foi feito, e para solucionar quaisquer problemas que possam ter surgido.

Toda a gente odeia a falhar. Assumimos que, racionalmente ou não, que vamos sofrer e que teremos uma perda de estima e de estatuto. Não lugar nenhum lugar, onde o medo do fracasso seja mais intenso e debilitante, do que no mundo competitivo dos negócios.

Um erro pode significar a perda de um bónus, uma promoção, ou mesmo um emprego. Um erro não é insucesso, é uma falha temporária que necessita de reparação.

Sem comentários:

Enviar um comentário