sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Diferenças reais


Conflitos e colaboração

As equipas têm necessidade de algum conflito para funcionar eficazmente.

A colaboração nos conflitos pode contribuir para a solução eficaz dos problemas e tomada de decisões, motivando as pessoas para analisar esses problemas. Ao dinamizar a colaboração, o líder está a incentivar a expressão de muitas ideias, criando energia nas pessoas para procurar uma solução mais eficaz, e promovendo a integração de várias ideias para criar soluções de alta qualidade.

É verdade que as diferenças reprimidas podem reduzir a eficácia de uma equipa.

Quando essas diferenças surgem à superfície, as divergências podem ser tratados e os problemas podem ser resolvidos.

A verificação da existência, real, dessas diferenças, pode ajudar a aumentar a coesão e a eficácia da equipa através do aumento do interesse e da energia que o acompanha frequentemente. Este, por sua vez estimula a criatividade e intensidade entre os membros da equipa.

As ideias que vêm à superfície facilitam soluções inovadoras e contribuem para o alargamento do painel de tomada de decisão.
Compreender não é concordar.


“Acho que ela tem levado coices, ou algo semelhante, no novo pasto onde ela está. Eu percebo que os cavalos estabelecem a sua hierarquia quando novos cavalos são introduzidos. Ela apareceu magoada um dia ou ou dois, depois de ser colocada numa pastagem muito grande, com 5 ou 6 outros cavalos. Eu observei-a e a mazela começou a ficar melhor depois de alguns dias, não vi razões óbvias para a mazela. Depois de uma semana ela parecia pronto para ir outra vez. Eu estava animado para a montar nesse fim-de-semana, mostrou-se, e ughhhhh! Mazela novamente! Esta é a 2 ª semana e segunda vez que ela manca. Tenho observado, e ela não é de todo dominante, e foi totalmente excluída da manada desde a primeira semana. Esta semana, apenas um cavalo mostrou o seu companheirismo. Esta é a segunda pastagem onde ela tem estado desde sua vinda e na primeira não houve problema, não houve ferimentos. Nós mudámo-la, porque o outro pasto era menor e mais ocupado. Eu não posso vê-la assim, ela parece infeliz.”

Face ao aparecimento de ideias inesperadas, é necessário que os membros da equipa, solicitem esclarecimentos antes de responder, apliquem as suas competências de escuta quando recebem uma mensagem e avaliem a forma como ouviram, no final de qualquer conversa.

Os conflitos numa equipa, devem primeiro ser tratados em uma base informal, entre os membros da equipa envolvidos. Este procedimento dará tempo de resolução ou de auto-correcção por parte dos membros da equipa.
Se o conflito se mantém aberto, solicite a colaboração de um mediador.

Algumas perguntas para trazer na mente em caso de conflito num grupo:

Como é que vejo o problema?
O que ele quer fazer, contribui para o problema?
O que eu desejo ou preciso da outra pessoa?
O que é que eu faço, que contribui para o problema?
Qual o primeiro passo, que eu posso tomar, para resolver o problema?

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