sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Liderança ágil

Agilidade e papéis.

A capacidade de liderar com foco equilibrado quer internamente quer externamente é uma competência chave da liderança estratégica.

Se um líder enfrenta tensões resultantes de oposição e as gere com êxito, o líder está a encorajar adaptabilidade da organização e a torná-la ágil.
As empresas ágeis têm a capacidade de reconhecer e responder rapidamente aos pedidos do mercado, sem perder a consistência da qualidade e do envolvimento que são características de empresas sustentáveis e de sucesso.

O líder ágil conduz com velocidade, ultrapassando obstáculos com a colaboração da equipa.


“Os cavalos ou póneis podem ser de qualquer raça, embora os Warmbloods sejam vistos frequentemente nos mais altos níveis de competição. Os Morgans também são populares. O cavalo deve ser ágil, ter uma boa mente, e ser de confiança. Se são utilizados vários cavalos, eles devem ser da mesma altura, envergadura e movimento, e de preferência de cor semelhante. Ao usar vários cavalos, é importante escolher o cavalo certo de “volante” "ou" líder ". Os líderes são muitas vezes mais altivos e têm mais presença do que os “volante”. (Condução combinada -Thefreedictionary.com)


Atitudes de colaboração numa equipa são fundamentais e para que elas resultem em eficácia é necessário evidenciar em cada momento as competências exigidas para resolver problemas.

Segundo Min Basadur existem quatro estádios de criatividade:

Geração - Actividade que consiste em sentir procurar e antecipar problemas e oportunidades

Conceptualização – Ganhar conhecimento e compreensão trabalhando no abstracto, analisando, ponderando e teorizando acerca da informação recebida para criar um modelo do domínio do problema.

Optimização – É usada para avaliar mentalmente situações e opções para converter ideais abstractas em soluções práticas.

Implementação – Ganhar conhecimento e compreensão por contacto físico e envolvimento no mundo real.


“O condutor: A pessoa que controla os cavalos e transporte.
O Groom: São utilizados na condução das fases de dressage e obstáculos com cones. Não têm permissão para falar ou dar sinal para o condutor, de nenhuma maneira. Estão sentados ao lado ou atrás do condutor. Um groom é usado um cavalo ou parelha e dois groom por quatro em mão.
O Navegador: O navegador é frequentemente um groom, se um foi usado, desde as fases anteriores. Ele ou ela ajuda o concorrente na fase de maratona para estabilizar o transporte em voltas rápidas e apertadas, inclinando-se para dentro. Também ajuda o condutor com sincronismo e direcção. O navegador é exigido na fase de maratona. Ele ou ela não tem, no entanto, que ser um concorrente activo. O navegador é, por vezes referido como o “crocodilo "ou" um “passo atrás" porque está numa plataforma especialmente projectada na parte de trás do carro.”
(Condução combinadaThefreedictionary.com)

Os diferentes papeis que os membros da equipa tem de assumir face aos contextos e exigências de cada momento são parte integrante da agilidade de uma equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário