terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Falta de energia

O que nos faz fazer nada?

Apesar da sociedade colocar um grande valor no trabalho em equipa, o modo como as organizações fazem uso de equipas, muitas vezes vai contra a conhecida prova de que funciona, e até mesmo contra o senso comum. Parece óbvio que as equipas precisam de recursos suficientes para permitir que os membros realizem os objectivos. Talvez, passados os piores meses, nesta época de redução de efectivos e orçamentais, se deva questionar a sabedoria de muitos líderes que acreditam que mais, pode sempre ser feito, com menos.

Cada dia traz com ele uma lista interminável de decisões a serem tomadas. O processo de tomada de decisões é impulsionado, em grande parte, pela esperança de um benefício ou o medo de uma consequência.

Se a equipa é confrontada com obstáculos organizacionais, o líder deve procurar formas de ajudar a equipa a ultrapassar esses mesmos obstáculos. O líder deve desenvolver processos de criatividade, redes de contactos, e novas formas de abordagem.

A motivação, energia para ultrapassar obstáculos, levanta uma questão muito pertinente neste cenário:

O que nos faz fazer nada?


“Esta nova pesquisa indica que a exigência de energia dos cavalos para a manutenção e o desempenho deve levar em consideração a sua condição corporal, bem como a temperatura ambiente. Os cavalos de desempenho, especialmente nos meses quentes, não devem ser muito encorpados. Durante as épocas mais quentes e húmidas do ano, também é aconselhável que o desempenho seja realizado nas partes mais frias do dia, especialmente de manhã cedo ou ao fim de tarde. Esta é a época mais crítica para os cavalos que tem uma condição encorpada.
Os cavalos no estado carnudo vão consumir mais alimentos. Isso pode ajudar a explicar porque, os cavalos cabresto, com condição corporal considerável, comem grandes quantidades de grãos. Eles precisam de mais energia para manter seu peso corporal e ter uma necessidade de manutenção extra por ser "carnudo"."
Sciencedirect.com


Normalmente a falta de energia!

Essa falha de energia resulta de uma não clarificação dos objectivos.
Uma estratégia com uma equipa apática poderia ser a de, parar o processo, rever o propósito da equipa ou a missão e ver se existe alinhamento.

A exemplo de muitos animais, quando nos é apresentado um desafio, as nossas defesas são alertados, e temos tendência a mover-nos para a acção, fugir do perigo.
No entanto o desafio pode ser motivador se o grau de dificuldade for adequado às competências da equipa.

Uma equipa, em que os membros estão alinhados com a sua finalidade, sentem um desafio na sua missão, têm um forte sentido de colaboração, sentem a responsabilidade pelo resultado e a experiência cresce como equipa e nas suas vidas pessoais, tenderá a manter a motivação a longo prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário