terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A presença de um líder incomoda?

Perto, mas não tanto!

Uma equipa que não se sente acompanhada, facilmente perde a noção de direcção e cai em desvios por vezes irrecuperáveis.

Um líder de uma equipa de sucesso tem de estar alerta e evidenciar a sua presença. É uma presença física que inspira confiança.

Uma das funções de um líder é realizar o controlo dos momentos planeados e dos níveis de execução atingidos. Muitas vezes para o fazer, basta observar o clima que se vive dentro da equipa. Ao manifestar a sua presença o líder provoca naturalmente reacções de pedidos de apoio ou esclarecimento, desenvolvendo assim a confiança na equipa.

Por outro lado, a sua presença implica um processo de observação que se traduz na recolha de informação. Muitas vezes a simples observação supera os resultados de relatórios minuciosamente preparados. Trata-se de uma abordagem informal ao desempenho da equipa, muito mais rica que uma simples análise de dados.



Lembre-se de na escola quando o professor, de costas para a classe, sempre soube o que todos estavam a fazer? Parecia que ela tinha os olhos na parte de trás da cabeça. Ou talvez, que ele tinha olhos como um cavalo.
Os cavalos têm posicionamento lateral dos olhos, ou seja, os seus olhos estão localizados nas partes laterais da cabeça. Isto dá-lhes um maior campo de visão em relação aos seres humanos, na verdade, quando se observa o seu nível de alcancem, eles possuem um campo de visão quase esférica. É uma vantagem na detecção de predadores, muitas presas, têm esse tipo de colocação de olho. Mas, os olhos dos cavalos, estão também colocados um pouco frontalmente, dando-lhes sobreposição binocular entre 55 e 65 graus.
Com uma visão que se estende quase por um círculo completo horizontal, os cavalos não têm nenhum problema em ver o que acontece ao seu redor. As áreas cegas só existem dentro de uma estreita região para a retaguarda, assim como uma pequena área perpendicular à testa e directamente abaixo do nariz. Mesmo assim, uma mudança minúscula da cabeça é suficiente para trazer essas áreas para a vista.”

http://www.completerider.com/horsemanfeb2003.html

O líder tem de, ao fazer sentir a sua presença, criar um sentimento de segurança no comportamento da equipa.

Os membros da equipa não devem sentir-se “controlados”. Isso contraria o sentido de responsabilidade e autonomia necessários a uma equipa de sucesso.
A presença do líder no ambiente normal de trabalho da equipa, facilita ainda o processo de decisão nas pequenas interrogações que possam surgir ao longo do projecto. È ali e no momento que a adversidade é ultrapassada.

O líder mostra-se, observa e age com naturalidade. Espalha um sentimento de apoio e manifesta a sua disponibilidade para a resolução de conflitos.

O líder ao observar com regularidade o comportamento da equipa, apreende o ambiente relacional e avalia a harmonia. Isso permite-lhe evitar conflitos e acima e tudo reconhecer e recompensar atempadamente os esforços suplementares para atingir objectivos.

A presença do líder implica diálogo e uma atitude optimista no dia-a-dia da equipa. Há sempre um “Bom dia!” e um “Até amanhã!”.

Boa tarde! Escreva a qualquer hora!

1 comentário:

  1. Pois, mas alguns líderes acham que estar sempre à volta das pessoas mostra-lhe que está presente e que controla. Outros, pensam o oposto, acham que afastar-se da equipa, deixando-a à solta, os torna o chefe impecável e lhes confere mais respeito. Temos ainda aqueles que criam a distância e alimentam o mistério com outros líderes, por acharem que isso lhes confere mais poder.
    Mas todos estes, são exemplos do que não deve ser um líder. O oposto do que é descrito neste post.

    Obrigada.

    ResponderEliminar